Prefeitura disponibiliza areia nova para parquinho do Centro de Educação Básica da UEFS

Para garantir momentos de lazer de forma mais saudável para os alunos do Centro de Educação Básica da UEFS (CEB), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou o material para a troca da areia do parquinho da unidade de ensino. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA) e a diretoria da escola fizeram a solicitação.

Segundo Daiana Alcântara, coordenadora do Sintest e mãe de um aluno do grupo 5, a areia antiga estava com focos de Larva Migrans Cutânea (Bicho Geográfico) e bicho de pé, que poderiam infectar as crianças. “A infraestrutura do CEB não é responsabilidade da Seduc, mas o órgão responsável estava sem recursos e decidimos fazer este pedido”, relata.

Os bancos de areia contaminados foram retirados e substituídos pela nova, que conta também com uma camada de cal virgem por baixo, de acordo com a solicitação feita pelo próprio sindicato. “Fomos orientados a usar o cal e aguardar um mês antes de deixar os estudantes utilizarem o espaço, para garantir que esteja limpo e sem riscos”, explica Daiana.

Para Érika Medeiros, diretora do CEB: “O contato com a natureza e o ambiente externo é muito importante para as crianças. Precisamos dessa flexibilidade de espaços para os estudantes e a troca da areia irá colaborar muito com isso”.