Dia D do Julho Amarelo resultou em 700 testes rápidos para hepatite B e C

O dia mundial de luta contra hepatites virais – comemorado neste domingo, 28 – foi marcado por ações de prevenção e diagnóstico. A ação realizada no estacionamento da Prefeitura mobilizou centenas de pessoas.

700 testes rápidos para hepatite B e C foram realizados e 300 doses da vacina para hepatite B foram aplicadas. Houve apenas um caso diagnosticado para hepatite C e encaminhado para tratamento no Programa Municipal de Hepatites Virais.

“Em todas as unidades de saúde durante todo o ano são realizados de forma gratuita testes rápidos para hepatites B e C e a vacinação para hepatite B. É importante que a população busque a prevenção e realize o teste”, ressalta a secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas.

A ação contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho que explanou sobre a hepatites virais. “Muitas pessoas possuem hepatite e não sabe, o diagnóstico quebra a cadeia de transmissão, já que o paciente passa a tomar mais cuidado com as medidas preventivas e dá início ao tratamento”, enfatizou o prefeito.

Uma das pessoas atendidas durante a ação, Izanete Carvalho, aposentada, afirma que chegou cedo ao local para ser uma das primeiras atendidas. Ela relata que nunca foi vacinada contra a hepatite B e a ação foi uma grande oportunidade. “Muito organizada, fiquei sabendo através da TV e me planejei para estar aqui”, findou.

O evento contou com o apoio do Rotary Clube, Exército, Polícia  Militar e da Universidade Estadual de Feira de Santana.