4 curiosidades sobre saúde bucal

Confira hábitos que podem deixar seu sorriso mais saudável

Escovar os dentes em pouco tempo, deixar de passar o fio dental, ou, usar muito creme dental durante a escovação são hábitos comuns de muitos brasileiros, mas que podem prejudicar a saúde dos dentes. Para ajudar na higiene bucal adequada, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal, lista  quatro curiosidades sobre saúde bucal:

  1. Ao deixar de passar fio você deixa de limpar 35% da superfície dos dentes

Acredita-se que usar apenas a escova e creme dental são suficientes para uma higiene bucal adequada, no entanto, os espaços próximos a gengiva e entre os dentes, só são higienizados através do uso do fio dental. “O fio dental é necessário para remover os alimentos que estão entre os dentes, afim de se evitar a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de bactérias”, informa. Itens alternativos ao fio dental tradicional, como fio dental com haste e palitos interdentais também são eficazes para limpar a região da gengiva, e são mais práticos.

  1. O tempo correto de escovação é de 2 min

Para escovar os dentes de forma eficaz é necessário escovar cada arcada por um minuto, para que todos os espaços sejam limpos corretamente. Além disso, vale lembrar que a escova deve estar posicionada a 45º graus em relação ao dente.

  1. Usar muito creme dental prejudica a escovação

O ortodontista explica que o excesso de creme dental na escova não promove uma melhor limpeza, ao contrário, ele vai diminuir o atrito das cerdas da escova com a superfície dentária. Resultado: a limpeza não será 100% eficaz. Utilizar o equivalente a um grão de ervilha já é o suficiente.

  1. Dentes mais brancos não são sinônimo de saúde

Apesar da popularidade de tratamentos para clareamento dental, o especialista aponta que é natural que os dentes amarelem com o envelhecimento e também devido a alguns itens da alimentação.  Além disso, o uso de clareadores sem a supervisão do dentista pode ser prejudicial a integridade do dente. “Por isso, é importante tomar cuidado com tratamentos “feitos em casa”, pois eles são agressivos ao dente prejudicando de forma permanente e irreversível a estrutura dentária, ou seja, o esmalte dental. Clareamento somente com a recomendação e supervisão do dentista”.